“O que é impossível para o ser humano, para Deus é possível” (Lc 18,27).

Aquilo que parecia um sonho irrealizável pouco a pouco foi tomando forma. Sair do continente, ir a outro novo mundo, com outros idiomas, outro rosto da Congregação, supôs desde o princípio, uma profunda e imensa alegria e ilusão, ao mesmo tempo era um desafio lançar-nos ao novo no meio do temor que isto suponha. 

Neste processo muitos sentimentos nos acompanharam desde a preparação da viagem; deixar estudos, trabalhos, missão, a comunidade, etc. Um deles foi a incerteza nos trâmites do visto o qual, graças ao apoio das Irmãs da Congregação e de outras pessoas, se conseguiu. Deus nos foi abrindo o caminho. 

Trespassando as fronteiras do idioma, distâncias e incertezas pelos países de transito, em alguns momentos com bom humor e outros com insegurança, chegamos à India com muita alegria. Ao chegar à comunidade nos sentimos muito acolhidas por cada uma das Irmãs, com os seus cânticos e detalhes de boas-vindas. 

Com muita ilusão e entusiasmo, pouco a pouco nos vamos adentrando nesta nova dinâmica de conhecimento entre todas as irmãs, na diversidade e riqueza intercultural que somos como Congregação.  Também vamos conhecendo a realidade do país. 

Sentimos que tudo o que vamos vivendo é uma riqueza para a nossa vida pessoal, a nossa espiritualidade, a nossa vida missionária e a nossa vocação no seguimento de Jesus como Missionárias Dominicanas do Rosário. Um dos maiores desafios que temos neste momento é o idioma de inglês onde nos sentimos limitadas na comunicação interpessoal e comunitária. No entanto, neste caminhar nos vamos sentindo muito apoiadas e motivadas por todas as Irmãs da comunidade na aprendizagem do idioma. 

Confiamos em Deus Pai e Mãe que continuaremos esta experiência com abertura, disponibilidade e alegria para acolher e viver com profundidade este curso de preparação para os nossos Votos.

Que a Madre Ascensão e Monsenhor Zubieta continuem inspirando e iluminando na caminhada de cada uma das Irmãs da nossa Congregação.

Muito unidas sororalmente

Matilde Cuellar Flores, 

Georgina Chavarría Rizo, 

 Josefa Yaneth Averruz Gadea.

Compartir esta publicacion