PILAR, UMA MULHER QUE TECE HISTÓRIA
- Hnasmdro
- abril 10, 2023
- Experiências MDR
- 0
- 276
Pilar Baratech foi uma das primeiras Missionárias Dominicanas do Rosário a chegar Guatemala há mais de 50 anos e nacionalizou-se guatemalteca. Junto com outras irmãs abriu brechas numa realidade e cultura diferente. Várias delas ficaram semeadas nestas terras sagradas.
Ela e as outras irmãs acompanharam os diferentes momentos históricos do país e desse modo souberam ler a história e responder às necessidades da missão em cada momento. Com a sua convicção, o acreditar nas pessoas e principalmente nas mulheres e partindo de uma profunda simplicidade soube pôr os pés na terra e ler a realidade a partir da escuta da Palavra de Deus; da palavra das pessoas e da permanente leitura da realidade, coisa que até aos dias hoje continua a fazer aos seus 92 anos. E por isso muitas pessoas dizemos: “é uma luz no meu caminho”.
Ela é uma das fundadoras do “Projeto Nova Vida” e desde aí surgem estas palavras que saem do coração.
Madre Pilar, assim a chamamos nós. Ela é formadora, guia, esperança, consolo e mensageira de Deus. Mulher carinhosa, humilde e de muita fé, estes são alguns dos tantos dons que Deus nos ofereceu à família Nova Vida através da Madre Pilar.
A passagem da Madre Pilar pela Nova Vida é uma grande bênção, tanto para nós professoras como para as famílias dos meninos e meninas que o nosso centro acolhe: “Ela é uma mulher que me abriu as portas, confiou em mim…”; “Com ela aprendi a ser mais humana, a ver que havia outras pessoas que me necessitavam e a servir com amor…” Estes são alguns gestos de Madre Pilar que nos deixam pegadas da sua entrega incondicional aos outros e a nós na sua passagem por Nova Vida.
Madre Pilar é também acolhimento, cada encontro com ela é acompanhado de um sorriso desenhado em seu rosto. Sempre atenta e pontual a cada manhã para nos receber. Para além, de dedicar tempo e espaço para nos escutar todos os dias, oferecendo-nos uma palavra de ânimo e com a sua sabedoria encontrávamos uma solução para as dificuldades.
Uma profunda gratidão para com Madre Pilar embarga o nosso coração: “Graças a ela tenho 15 anos de aprendizagem segundo o carisma das MDR”, “O único que lhe digo sempre é: obrigada por acreditar em mim”; “Muito agradecida pois Deus a pôs no meu caminho”; “Com ela eu cresci profissional e espiritualmente”, “Obrigada mãe Pilar no dia de hoje sou a mulher que ama sua vocação”.
Sem dúvida alguma, a Madre Pilar é uma pessoa de luz, cada família que se acercou ao nosso Projeto Nova Vida é uma história onde ela chegou para dar amor. “Madre Pilar significa para o projeto e para mim a esperança de que o mundo pode mudar”. É um exemplo de mulher de luta, perseverança e entrega para os demais até se esgotar.
Professoras do Projeto Educativo Nova Vida