UM DESPERTAR COMPLETO

“E ela respondeu SIM eu vou; Vou para a Selva.”

A Beata Ascensão Nicol era uma mulher de fé e confiança. Estava tão silenciosa nas suas palavras e ações. Sua primeira chamada foi ser uma Freira Religiosa em clausura. Dedicou toda a sua vida a servir Deus no convento durante muitos anos. Também lecionava na escola há mais de 28 anos. No entanto, o seu desejo de servir os mais pobres era ilimitado. Foi uma crise tão grande para as irmãs em Huesca quando o governo queria tomar conta da escola. No entanto, a fé e a confiança da Beata Ascensão Nicol em Deus abriram-na para uma nova vida, que é um apelo missionário. Qual é a sensação de ir para a selva depois de dar aulas durante 28 anos?

Creio que é uma decisão tão difícil, se fosse eu, mas não para a abençoada Ascensão. De uma só vez, deixou tudo nas mãos de Deus e disse que sim, iria para a selva. Por que foi possível ela dizer “Sim” tão facilmente depois de ouvir o sofrimento dos pobres do Padre Zubieta? Eu diria que foi o seu amor por Cristo que a comoveu. O seu espírito missionário foi despertado da arte da sua escuta. Ouvia os sofrimentos dos pobres. Ouvia os seus gritos e dores. Sentiu a sua necessidade em silêncio.

Ela largou totalmente a sua carreira de professora e seguiu Cristo para estar na terra dos nativos. Deve ter sido difícil para alguém deixar a escola depois de dar aulas por muitos anos e ser enviada para a selva!

Acreditei que a chamada da Ascensão foi um chamamento da sua fé e amor. Foi o amor que a emocionou, por isso celebramos o nosso dia de festa no dia 05 de outubro por 103 anos. É por isso que se chama “Beata Ascensão Nicol”, como diz São Paulo: “Se falas muitas línguas, tens fé em mover as montanhas, mas se não tens amor, não és nada.” 

Ao refletir sobre a vida da Beata Ascensão, encontro um sentimento misto de alegria e tristeza. A alegria é que, quando dás tudo a Deus, vais encontrar Deus em tudo. Sinto tristeza quando vejo que o nosso mundo moderno mudou de cultura. Em vez de aprendermos a entregar as nossas vidas, estamos totalmente ligados. Às vezes, escolhemos ir a lugares que queremos, à missão que gostamos. Hoje é o apelo urgente para que eu mantenha acordado o meu espírito missionário que é ir para onde quer que me enviem. Para manter o silêncio como a Beata Ascensão Nicol sempre que encontro problemas ou dificuldades porque Deus está sempre ao meu lado. Confiar em Deus totalmente e não nas minhas capacidades, nunca sentir que estou sozinho, por Deus, de facto, aquele que me chama é fiel e fará tudo por mim.

Compartir esta publicacion