CELEBRAÇÃO DO ANO NOVO LUNAR AFAR

O Ano Novo Lunar, Tết, é uma celebração especial para os países que usam o calendário lunar, o Vietname, é um deles. Por todo o lado, da cidade ao campo, das estradas às casas, das escolas, dos mercados aos escritórios, das flores de pêssego, dos papéis vermelhos que anunciam o início da temporada de primavera. É hora de ir para casa para a celebração. As crianças estão felizes com roupas novas, os adultos limpavam a casa e preparavam-se. As estradas ficam cheias, e a sua atmosfera é incapaz de descrever. Torna-se inesquecível para qualquer vietnamita, especialmente aqueles longe de casa, como eu.

A celebração Tết é o momento de saudar, reunir, plantar e planear. A celebração mais importante é que é hora de reuniões familiares. Nesta ocasião, vem visitar a família, familiares, amigos e começa a planear. Trata-se do que fazer no próximo ano, já que é o início da época de plantação.

Como católico vietnamita, esta celebração do ano novo é tão única e significativa. Os vietnamitas consideram os três primeiros dias do ano – o primeiro dia para os pais, o segundo dia para os familiares e o terceiro dia para o professor. Com o património pedagógico dos missionários, torna-se a representação do Deus Trinitário: o primeiro dia para louvar a criação de Deus e pedir a paz; o segundo dia para o trabalho de salvação do Filho, assim, para rezar pelos nossos falecidos; e a terceira é sobre o ato do Espírito Santo de santificar o nosso trabalho. Como é belo e significativo quando cada um de nós pega um versículo bíblico como a Palavra de Deus para nós durante o ano. Como é grandioso quando nos reunimos na Igreja para a nossa missa de Ação de Graças, adoração e a Eucaristia de Ano Novo.

Faz seis anos que não celebro o ano novo com a minha família. No entanto, nunca me esqueci disso. Os meus companheiros e eu tentamos criar uma atmosfera de Tết na nossa comunidade para diminuir as nossas saudades de casa. Fazemos flores de pêssego com papel e cozinhamos alimentos vietnamitas como o bolo de Chưng (o arroz pegajoso com feijão amarelo, pimenta preta e carne, cebola verde no meio e embrulhar pelas folhas de banana).  Hotpot significa a unidade e a união…. Tudo o que fazemos é real, mas o espírito e o contexto não estavam lá. Posso fazer a decoração, mas onde posso encontrar a sensação de preparar e esperar pelo ano novo com a minha família? Eu tenho a comida, mas onde posso encontrar os meus pais, irmãos e irmãs na minha mesa para rir e desejar o ano novo?

O momento que mais amo nesta ocasião é que, no primeiro momento do ano, após a missa de Ação de Graças, todos os membros da família se reúnem para oferecer oração a Deus pelo nosso bem-estar, paz, unidade, felicidade, prosperidade e confiança na nossa família ao cuidado e providência de Deus. Posso rezar e ter missa online, mas onde encontro a unidade e a união como família aqui? O quanto sinto falta desses momentos, o único momento do ano em que vi todos os membros da minha família reunidos à mesma mesa sem pressa para trabalhar. É só a memória agora que na primeira alvorada do ano, irmãos, irmãs, e eu fomos dar desejos de Ano Novo aos nossos avós, para receber “lì xì”: um envelope vermelho com dinheiro da sorte? Onde posso encontrar tudo isto numa terra estrangeira? Onde posso encontrar o seu espírito de longe? E onde podem os meus pais encontrar a presença da filha entre os irmãos e irmãs religiosos que voltam para esta celebração?

Ann Cecilia

Compartir esta publicacion