O Coronavirus, como em todo o lado e em qualquer outro lugar, alterou muito os nossos hábitos. Entre os quais falaremos sobre o encerramento das Igrejas.
Com efeito, uma das medidas de barreira que foram tomadas para se protegerem e a outra foi a proibição de reuniões públicas. Não foi fácil aceitar e viver este momento forte, seis meses de angústia vividos sem uma Eucaristia na Paróquia.
No dia 15 de agosto de 2020 celebrámos a nossa primeira missa com os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora da Graça após o levantamento da medida. Foi uma grande alegria estarmos reunidos para a celebração da nossa Fé. No início os fiéis foram responsáveis, por isso respeitaram o distanciamento físico, o uso de máscaras, a lavagem das mãos… e as atividades paroquiais foram retomadas como de costume, com entusiasmo e devoção.
Na mesma linha, tivemos a visita do Cardeal Fridolin Ambongo. Na mesma ocasião, a nossa paróquia foi nomeada Decanate de Nossa Senhora da Graça.
Agora que estamos na segunda vaga de Covid 19, o povo de Deus começa a negligenciar certas medidas de barreira e este comportamento irresponsável preocupa-nos porque corremos o risco de ficarmos confinados uma e mais vezes.
Irmãs, é aqui que termino esta pequena partilha. Que o Senhor nos abençoe e nos mantenha.