A MINHA EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO DE ESPIRITUALIDADE CENTRO- -AMERICANO (ICE-CEFAS D) COMPANHIA DE JESUS.

O CEFAS promove este serviço há mais de 25 anos, iniciado pelo padre Carlos Cabarrús S.J. Desenvolve um Programa centrado em três áreas: humana, psicológica e espiritual. Constituído por um grupo de especialistas e profissionais disponíveis para orientar os workshops e acompanhar o processo individual e de grupo dos participantes.

É-me bastante difícil contar a experiência vivida na FAP, mas vou tentar dizer algo. Somos doze participantes, dois homens e dez mulheres de diferentes nacionalidades, idades e congregações. Na nossa Congregação somos duas irmãs: Stephanie, da província de São José e eu, da província de Santa Rose. Durante este tempo estabelecemos uma boa amizade e partilhamos a confiança em dois grupos da vida.

A experiência destes quatro meses na Guatemala tem sido enriquecedora, nunca em vão; este longo tempo de confinamento devido à pandemia é uma realidade presente na nossa formação. Situações tão dolorosas e complexas no mundo atingem gravemente os irmãos e irmãs mais desfavorecidos.

A minha expectativa era acumular experiências durante estes últimos anos da minha vida; mas foi muito mais abundante, porque abrangeu desde antes do meu nascimento. Foi uma oportunidade para rever e discernir sobre a presença de Deus ao longo do meu caminho e reconhecê-lo como o ÚNICO PRINCÍPIO E FUNDAMENTO NA MINHA VIDA, para reafirmar a minha opção pela vida e, como cristã, a opção pelos pobres, com a certeza de que algo novo surgirá, uma oportunidade alegre e cheia de esperança para todos, a possibilidade de um outro mundo: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA.

Os Seminários sobre Bioenergética, Crescimento Pessoal, Retiro Inaciano (um mês) Compromisso Histórico, Sexualidade e Técnicas de acompanhamento muito valiosas, ajudaram-me a reconhecer a minha realidade pessoal magoada, frágil e vulnerável. Ao mesmo tempo valorizo, acolho e agradeço as minhas qualidades alimentadas pela bondade, beleza e verdade que fluem da minha nascente, a única fonte de vida: DEUS. Tudo isto para continuar amando e servindo a Deus, aos /às irmãos/ãs, e à natureza com um olhar de compaixão e um coração generoso.

Agradeço a Deus e às Irmãs do Conselho da minha província por me terem dado esta oportunidade.

Irene Farro Bernal. 

Share this Post