Não tenham medo! Estas palavras, proferidas pelo Beato João Paulo II no dia da inauguração do seu pontificado, a 22 de outubro de 1978, ainda hoje são relevantes.
Tomo a liberdade, queridas irmãs, de digiri-las a nós nestes tempos difíceis que atravessamos; não sentir medo, porque Cristo venceu a morte, Ele está vivo, é Páscoa!
Somos chamadas a acolher a vida tal como nos é apresentada, com estes refúgios e a viver com alegria e esperança, apesar das realidades que, atualmente, a vida nos oferece.
Certamente, a pandemia de covid-19 separou-nos de tantas maravilhas, modificou inúmeros projetos, sonhos… mas, também, deve permitir-nos conhecer o nosso eu interior. Não dizemos que Deus escreve certo por linhas tortas?
Não tenhamos medo e agarremo-nos à vida! Saudemos este momento de confinamento como um tempo de graça que nos permite abandonar a rotina e aceitar o plano de Deus para nós, convidando-nos a viver de maneira diferente.
Saibamos aproveitar esta oportunidade, que é uma passagem em direção a um amanhã melhor, como o ferro que se transforma e se purifica em contacto com o fogo.
Que este momento seja para nós um momento de leitura, de estudo, de coração a coração com Deus e com a natureza; um período de criatividade para nos avaliarmos/escutarmos uns aos outros e reforçar os nossos laços de fraternidade e apreciarmos os momentos da nossa comunidade.
Com confiança em Cristo Ressuscitado, inspiremo-nos pessoalmente e em comunhão para que no final desta pandemia possamos cantar com o salmista: “Entrámos na água e no fogo, e o teu Senhor nos renovou em abundância” Salmo 65,12.
Bénédicte Mukadi