Uma Celebração Que Traz Alegria Aos Que Não São Amados (India)
- Hnasmdro
- dezembro 18, 2019
- Experiências MDR
- 396
Matru Chhaya é uma associação gerida pelas irmãs dominicanas em Balasinor Taluka, no distrito de Mahisagar, no estado de Gujarat. Nossa visão é realizar o direito à igualdade e o direito de viver uma vida com dignidade humana nas aldeias onde trabalhamos.
Nossa missão é trabalhar entre os marginalizados e desfavorecidos da sociedade por um mundo livre e justo, criando uma plataforma para pessoas que exigem seus direitos.
Com a missão e a visão descritas acima, trabalhamos em quatro Talukas (*) em dois distritos em 40 aldeias. Gostaria de compartilhar com vocês o trabalho que fazemos entre as viúvas de 20 aldeias. Recentemente, tivemos a “Sexta Convenção de Viúvas Niradhar” em Matru Chhaya.
Seis anos atrás, fizemos uma pesquisa em nossas aldeias e durante ela percebemos que muitas viúvas não estavam cientes dos planos do governo para elas. Da mesma forma, observamos os problemas enfrentados pelas viúvas, o que nos fez decidir fazer algo concreto por elas. Muitas de nossas mulheres, que se tornaram viúvas em tenra idade, não têm oportunidades de progredir com suas famílias. Criamos programas para que, através deles, elas tenham oportunidades de interagir com outras pessoas. Começamos por ter “Samelan” (reuniões) para elas onde nos encontramos. Durante o “Samelan” todas as viúvas de Niradhar são chamadas para Matru Chhaya, onde são homenageadas com flores, são organizados programas culturais para elas, são servidos alimentos especiais e presentes são dados a elas. Durante o “Samelan”, agentes do governo fornecem informações sobre diferentes programas. Convidamos o coletor de impostos em anexo, o coletor (IAS) a homenageá-lo com sua presença e dar-lhes presentes. Temos 1.200 viúvas no total, mas em Niradhar existem cerca de 200. Convidamos todas as viúvas, sem distinção, para piqueniques e diferentes celebrações em Matru Chhaya. Em 7 de julho de 2019, tivemos o “Sexto Samelan de Viúvas”.
Durante este ano, ajudamos viúvas e outras famílias marginalizadas a aproveitar os benefícios dos programas governamentais sob a segurança social de Ayushman Bharat Yojana. Ajudamos 1084 famílias a obter seu cartão, a enviar 330 formulários para pensões de viúvas e 236 delas obtiveram a pensão. 45 famílias de diferentes aldeias foram capazes de construir banheiros. Sob Kasturba Yojana, 22 famílias foram beneficiadas. 12 mulheres foram ajudadas por Jannisurkasha Yojana. 11 famílias obtiveram novos lares graças a Pradhan Mantri Awas Yojana. 50 pessoas que não tinham o cartão Aadhar foram ajudadas a obtê-lo. 25 famílias foram ajudadas a obter um novo cartão de racionamento sob a lei nacional de segurança alimentar.
O trabalho de conscientização em diferentes povos está em andamento. Organizamos acampamentos em diferentes locais com a ajuda de funcionários públicos e pessoas que compartilham nosso trabalho.
Nossa missão é trabalhar entre os marginalizados e desfavorecidos da sociedade por um mundo livre e justo, criando uma plataforma para as pessoas exigirem seus direitos.
Irmã Manjula Tuscano. OP.
Matruchhaya Balasinor, Gujarat.
(*) Taluka (ou Tehsil): é uma unidade do governo em alguns países do subcontinente indiano.