O que é o Natal?
- Hnasmdro
- diciembre 31, 2024
- Experiências MDR
- 0
- 25
O Natal é um momento de partilha em família; Durante este período, muitas das nossas irmãs mais velhas podem sentir saudades de casa. Por isso, em enfermagem, dadas as circunstâncias particulares de cada pessoa, com as suas doenças específicas, é muito importante oferecer-lhes tempo e um ambiente onde possam desfrutar de momentos únicos de atenção e cuidado.
Uma das coisas que temos feito para fomentar o espírito natalício tem sido decorar os espaços comuns, tocar música para alegrar o ambiente da casa e fazer com que as irmãs se sintam felizes e envolvidas no calor da alegria típica desta época. Isto também nos inspira, através da liturgia, o que nos diz o livro de Provérbios: “O coração alegre é um bom remédio” (Provérbios 17:22)… Não há melhor remédio do que manter pensamentos felizes. Quando perde o espírito, todo o seu corpo sofre.
Entre as atividades típicas desta época, temos:
para. Monte a árvore de Natal: Isto deve ser feito alguns dias antes das férias. O sentido de celebração e tradição ajudam-nos a fazê-lo, escolhendo e decorando a árvore mais exuberante, enfeitando-a depois com luzes, estrelas e grinaldas. Uma atividade fantástica para fomentar a iniciativa e o entusiasmo. Os presentes virão mais tarde…
- Preparar e montar os presépios para a casa, com trabalho manual para os decorar. O Natal, se o Menino Jesus estiver no centro, torna-se uma celebração mais significativa, com conteúdos e profundidade que nos enche de alegria, apesar das circunstâncias difíceis ou dolorosas, porque celebrar torna-nos mais humanos, mais divinos, mais fraternos e mais humanizadores.
- Realizar concertos: Grupos de música e canções de Natal virão de fora cantar canções tradicionais e animar a festa, gratuitamente. Existem diversas organizações de apoio sem fins lucrativos que dedicam tempo a acompanhar grupos algo distantes e esquecidos.
- Visitar as famílias: As famílias vêm visitar as irmãs, trazendo muito amor, doces ou ramos de flores.
As atividades de Natal podem ser uma forma de estimular as capacidades cognitivas dos doentes, mas também de promover momentos de bem-estar aos idosos residentes em lares permanentes de longa duração, cujo estado de saúde os impede de participar ativamente em atividades fora de casa. a sua rotina. Tudo isto para fazer nascer o Menino Jesus no coração das nossas irmãs mais velhas e em cada uma de nós.
Desejo-lhe um Natal cheio de alegrias e bênçãos!
Hna. Fouk Natalia desde Barañain