DE MISSÃO AO PERÚ
- Hnasmdro
- mayo 6, 2024
- Experiências MDR
- 0
- 153
Desde o primeiro dia em que a Irmã Geraldina nos comunicou o lugar para onde cada uma de nós deveria partir para a missão, o meu coração ficou cheio de alegria e entusiasmo por conhecer o Perú (Terra Santa); esta comunicação parecia-me um sonho, não fiquei tranquila até que viajamos. Esta viagem é para mim uma oportunidade para aprofundar mais a minha vocação, do que aprendi sobre a Congregação e descobrir na totalidade a mudança que se faz e também conhecer o povo peruano.
Chegamos a Lima no mês de fevereiro, com um acolhimento caloroso das irmãs da comunidade Isabel Araus, descansamos muito bem e no dia seguinte visitamos a comunidade do Colégio onde fomos apresentadas aos professores do Colégio de Jesus. Só numa semana visitamos três comunidades, começamos pelo Patrocínio, a primeira comunidade aonde chegou a Madre Ascensão junto com as outras irmãs. Na sala capitular encontram-se os restos do Padre Ramón Zubieta e a cripta com as cinzas das irmãs falecidas. Nela encontram-se irmãs mais idosas, algumas doentes e outras ativas. Fomos muito bem acolhidas por elas e com muito carinho.
A segunda comunidade que visitamos foi Chaclacayo, uma comunidade de irmãs também idosas, fomos muito bem acolhidas e as irmãs reagiram da mesma maneira que as irmãs do Patrocínio, queriam que passássemos a noite na comunidade.
A terceira comunidade foi Huacho. Comunidade onde era o noviciado e onde o padre fundador construiu o Colégio Santa Rosa, próximo do oceano Pacifico. Que lindo! Aqui ficamos três dias com as irmãs, uma noviça e seis aspirantes que estavam de retiro. Ao terminar o seu retiro, fomos passear e nos banhamos no mar, comemos e depois dançamos ao ritmo AFRICANO e PERUANO. Foi lindo.
Após algumas semanas, fomos ao centro a visitar o convento de Frades Dominicanos, onde São Martinho de Porres vivia, vimos o seu crânio e de São João Macias, e de Santa Rosa de Lima, a paróquia, o poço e o lugar donde ela rezava. Foi um belo dia e fiquei emocionada de ver a realidade.
No dia 29 de fevereiro, participamos numas jornadas de integração, onde nos presentamos para nos darmos a conhecer antes de começar as aulas e neste dia nos encontramos com as nossas Irmãs do Congo, que alegria nos deu! No dia 1 de março continuamos com a celebração Eucarística e iniciamos a CONFER no dia 4.
Apesar da língua estou a disfrutar das matérias relacionando-as com a minha própria história, a vocação e também com a realidade presente. Também temos as classes de Bíblia e Sinodalidade por YouTube.
Um grande agradecimento à equipa provincial e a todas as irmãs da Província Ramón Zubieta e Lés pela sua colaboração, acolhimento, simplicidade e misericórdia, por aceitarem abrir as portas para que possamos disfrutar desta experiência, num país onde o povo é muito simpático e sociável.
Tenho muito para dizer, mas faltam-me palavras para descrever, creio que com o tempo se soltarão sozinhas da minha boca para escrever uma nova história com a mesma fonte. Uma bênção para cada uma das Irmãs!
Chanceline
Comunidade Isabel Araus
Lima-Perú.