UM MUNDO MELHOR (CAPÍTULO 3) RECICLAR
- Hnasmdro
- octubre 30, 2023
- Experiências MDR
- 0
- 145
Reduzir, Reutilizar e a terceira, RECICLAR. São os 3R que nos estão a ajudar a transformar nosso entorno num mundo melhor a partir de três humildes, mas comprometidas práticas ecológicas.
Reciclar é voltar a processar os resíduos num novo produto. Mas por vezes costuma-se confundir a prática de Reutilizar com a de Reciclar. Vejamos a diferença.
Quando realizamos um mural com resíduos (CDs, partes de aparelhos elétricos, envases plásticos, tampas de garrafas, etc.) os integramos numa pintura, não estamos a Reciclar, estamos Reutilizando, porque estamos a dar outro uso a um produto cuja função original não era essa.
Um exemplo de Reciclagem é pegar nas garrafas de vidro que depois de terem terminado a sua função de conter um líquido, foram depositadas num contentor ou levadas a uma empresa recolectora de vidro; logo a dita empresa recolectora leva-o a uma fábrica processadora que selecionará, lavará e fundirá o vidro, para criar novos produtos que sairão ao mercado. Só quando os resíduos são processados para se converterem de novo em matéria prima para novos produtos, podemos falar de Reciclar, se não será Reutilizar.
Os produtos que consumimos contêm vários materiais, pelo que alguns são muito complexos para entrarem num processo de Reciclagem. Mas outros, pelo contrário, são mais fáceis tanto na separação de materiais como no processamento para se converterem de novo em matéria prima. Geralmente os materiais mais comuns para Reciclar são: papel, vidro, plásticos, tecidos de algodão e metais.
Talvez não tenhamos a capacidade de Reciclar porque não temos uma empresa processadora, mas podemos contribuir ao depositar os resíduos em lugares devidamente classificados por tipos de material, se onde vives existe essa oportunidade; podes organizar a recolha de alguns desses resíduos e levá-los a empresas recolectoras, inclusivamente podes gerar uma rede de recolectores gerando também postos de trabalho; ou, pode-se fazer Reciclagem a pequena escala, por exemplo em escolas, reciclando papel que é um processo mais simples.
O importante é não ficar alheios a esta proposta de ser sujeitos de transformação do nosso meio ambiente. Comecemos por nós mesmos; partilhemos esta informação com outras pessoas; façamos uma lista das coisas que podemos implementar desde já na nossa vida quotidiana, a partir da prática concreta de los 3R; logo posso deter-me a rever que outras coisas posso mudar ou incorporar nos meus hábitos diários que, ainda que requeiram maior esforço, vemos importantes assumir; revê não só as tuas práticas de consumo, mas também como entendes a tua relação com o Meio Ambiente, a relação com os teus semelhantes (interpessoais e laborais) e com os demais seres da Criação, para que estejam nesta mesma sintonia de respeito, cuidado e justiça.
Marisa Folgado