EM LOUVOR AO NOME DA BELA DAMA

Quereis saber porque me chamo Rosária?

Pela noite, sob o resplendor da lua, nos reunimos ao redor do meu pai para escutar a história da sua vida, como era a nossa tradição noturna. Enquanto ele contava a sua história, perguntei-lhe: “Pai, porque me chamo Rosária? Não gosto deste nome”. Fez uma pausa, olhando-me nos olhos, e todos esperamos a sua resposta. Depois, começou a explicar o significado do meu nome e porque o havia elegido para mim:

“Durante a invasão da Indonésia em 1975, enfrentamos uma crise alimentar e não podíamos aventurar-nos a buscar comida ou água, devido à presença de bombas por todas as partes. Buscávamos refúgio no bosque, onde muitos acabaram por perder a vida. Enquanto caminhávamos, alguns dos meus amigos morreram e sofremos muito de fome e sede, sentindo-nos como animais indefesos. A fome estendeu-se por todo o país.

Eu estava muito doente e encontrei refúgio junto dos meus padrinhos, que me brindaram uma excelente atenção, já que eram muito piadosos. O meu estado piorou e cada dia me debilitava mais até que finalmente perdi o conhecimento e caí em coma, aparentemente às portas da morte. Durante toda esta terrível experiência, os meus padrinhos rezaram com fervor o Rosário, enquanto o corpo se enfriava e só o meu coração continuava a latir. Numa visão, vi a uma mulher deslumbrante, bela, radiante e tranquila. Cantava Aleluia de uma maneira incrivelmente encantadora e a sua voz era verdadeiramente cativante. Inclusivamente depois de trinta minutos, continuava a cantar sem cessar. Não sabia onde estava, mas o seu rosto sereno e a sua voz melodiosa permaneceram inextinguíveis na minha memória. Passou quase uma hora e recuperei a consciência e dei-me conta de que estava doente. A minha madrinha ficou ao meu lado rezando o Rosário. Despertei e contaram-me o que me estava a acontecer. Contei-lhes a visão e disseram que era Nossa Senhora do Rosário de Fátima, porque rezavam por seus milagres para curar-me. Desde esse momento, comprometi-me a amá-la, a Senhora que conheço “NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA”. Decidi que quando tivesse filhas, lhes poria o seu nome como forma de agradecer os seus milagres na minha vida. Por isso, à tua irmã mais velha pôs o nome de Fátima e a ti Rosária. Sei que não posso pagar a Nossa Senhora; mas dar às minhas filhas o seu nome é a minha forma de a honrar, oferecendo a vós, que sois muito delicadas. Por isso, quando digo o teu nome, recordo a Senhora, que uma vez me salvou da morte. E tu és o meu presente muito especial para ela”.

 

Depois de conhecer o significado do meu nome, aprendi a amar mais a Nossa Senhora na minha vida. E as palavras do meu padre são o meu grande conselho: “Quando enfrentes dificuldades na vida, chama a Nossa Senhora, a quem confiei o teu cuidado”. A fé dos meus pais é minha lâmpada nos meus momentos obscuros. É certo que desde que ofereci a minha vida a Jesus, Nossa Senhora é para mim a luz que me conduz a Ele.

Ao celebrar a Festa de Nossa Senhora do Rosário, celebro também a festa do seu amor maternal, a sua companhia e o seu guia sobre mim, porque conhece todos os caminhos de Jesus, ela é a melhor mestra da vida no seguimento de Jesus.

Quando decidi seguir a vocação missionária, invadiram-me medos e dúvidas. Eu estava num dilema e quase desisti dessa bela decisão. Custou-me tempo ter um diálogo com a minha Senhora. No entanto, a fé do meu pai em Nossa Senhora deu-me esperança para confiar nela, como meu pai me confiou a Ela. Finalmente, pela Senhora, elegi a melhor Congregação, que são as Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário que levam o nome como sua padroeira. Asseguro que a guia de Nossa Senhora é o melhor caminho, porque nunca abandonará a ninguém que busque o seu refúgio.

Para mim, a Festa de Nossa Senhora do Rosário tem mais significado que o meu aniversário. Celebrar a festa é agradecer a Jesus por dar-me Maria e a meu pai, por ensinar-me a amar Maria. Seguindo o FIAT de Maria, aprenderei a amar cada dia mais a Jesus. Ela é a mulher a quem invocarei quando enfrente tempestades ou tenha medo. A sua companhia é meu consolo e meu lar.

Te amo Nossa Senhora do Rosário.

 

FELIZ FESTA DE SENHORA DO ROSÁRIO!

 

Rosaria A. Ximenes

(Juniora em Aldaia), Espanha

Compartir esta publicacion