UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA

Uma visita canónica de 2 meses e 1 semana, permitiu-me reescrever a minha história e recitar o Magnificat com a Virgem Maria. Junto com a Irmã Geraldina, membro do Conselho Geral, fizemos a visita canónica à Província de São Luís Beltrão formada por Timor e Filipinas. Foi uma experiência única e maravilhosa. Experimentei o grande e diversificada que é a nossa Congregação!

Cada encontro, com cada comunidade, com cada irmã, com cada aluna das diferentes escolas e colégios onde trabalham as nossas irmãs, foi em cada momento um motivo de acção de graças ao Senhor pelo dom da nossa Congregação. De uma visão muito limitada que tinha por ter trabalhado sempre na mesma Província, e com as mesmas realidades, vivi uma visão ampla da Congregação, rica em diversidades e diversidades diversificadas.

Cada encontro com as nossas irmãs, nas suas diferentes obras e apostolados, foi para mim fonte de admiração, tal como o encontro de Maria com a sua prima Isabel. A nossa Espiritualidade encarnada nas crianças dos diferentes colégios, nas meninas do internado, a quem as nossas irmãs cuidam e tratam de ajudar a valerem-se por si mesmas, o nosso Carisma encarnado nas crianças e jovens dos orfanatos, no hospital, nos corações e vidas que algumas das nossas irmãs nutrem e educam, dando bolsas, apoio moral, material, espiritual e psicológico, recorrendo longas distâncias por mar, com todos os perigos que implica sair ao seu encontro. Tive experiências de novos Maldonados em algumas das nossas missões, onde a presença das nossas irmãs é verdadeiramente salvadora.

Dou graças a Deus por permitir-me cantar as suas maravilhas através da sua Criação: o mar, as montanhas, as planícies, os barrancos, os manguezais, a natureza, o cultivo do arroz, as várias passagens pelo mar, os peixes e frutos do mar, descobrindo ilhas, habituando-me a barcos de todos os tipos. Maravilhei-me ao ver aldeias e habitantes que vivem do mar, admirei-me com crianças pequenas, que são ensinadas a desfrutar do mar e da água, ensinando-as a nadar desde pequenos, a remar, a pescar, a mergulhar nas profundidades do mar, para recolher as moedas que almas generosas lhes lançam do alto dos barcos no mar, durante a travessia para os ajudar.

Esta visita coincidiu com a profissão das nossas 10 irmãs, que fizeram os seus primeiros votos na nossa nova comunidade de Makati. Foi uma bênção e um pequeno abraço e carinho de Deus que pôs fim à nossa visita.

Agradeço infinitamente o acolhimento especial de cada comunidade de Timor e de Filipinas, cheio da riqueza da cultura do lugar, o acolhimento das famílias das irmãs que visitamos e do pessoal e companheiros das nossas irmãs, do pessoal administrativo, dos bispos das diferentes dioceses, onde estão inseridas as nossas irmãs…

Obrigada às outras Irmãs do Conselho Geral, sempre unido a nós e a apoiar-nos com as suas orações e carinho. Agradeço a cada irmã, aos professores, ao pessoal e companheiros das nossas irmãs nas suas missões. Obrigada por tudo, aos trabalhadores apostólicos, alunos, etc…

Ir. Marie Claire Silatchom

Compartir esta publicacion