NÃO TENHAIS MEDO DE MUDAR O MUNDO

A juventude é uma etapa cheia de energia e potencial, é uma etapa da vida onde os sonhos e as aspirações começam a tomar forma. Com frequência se diz que a juventude é a coluna vertebral da sociedade, que tem o poder de forjar o futuro da humanidade. No mundo atual, a tecnologia abriu muitas oportunidades aos jovens, proporcionando-lhes ferramentas e recursos que as gerações anteriores nem podiam imaginar. No entanto, estas oportunidades vêm acompanhadas de pressões. Os jovens de hoje enfrentam desafios como tais como o desemprego, os problemas de saúde mental e o abuso de substâncias. Apesar destes obstáculos, há um sentimento de esperança e de fé nesta geração. Ainda que lhes falte experiência e maturidade, estão cheios de paixão e entusiasmo e desejosos de dar uma contribuição significativa às suas comunidades.

Ao longo da história, Deus sempre chamou jovens para desempenharem papéis extraordinários no Seu plano divino. Apesar de serem subestimados pela sociedade por causa da idade, os jovens possuem uma confiança inquebrantável na palavra de Deus. Consideremos alguns exemplos notáveis que nos recordam que a idade não é uma barreira para a grandeza. Com fé e vontade de serviço, os jovens podem ter um impacto duradouro no mundo.

Comecemos por um jovem pastor. David foi ungido pelo profeta Samuel com apenas 15 anos. Ainda que Samuel duvidasse a eleição de Deus, o Senhor recordou-lhe: «As pessoas fixam-se nas aparências, mas eu fixo-me no coração» (1Sm 16:7). Os caminhos de Deus transcendem o entendimento humano. Do mesmo modo, Jeremias, um profeta que ao princípio resistiu à chamada de Deus devido à sua juventude, dizendo: «Sou muito jovem e não sei falar!» (Jr 1:7) no entanto, foi elegido por Deus para conduzir os israelitas ao arrependimento. Depois, Ester, uma jovem judia da Pérsia, foi elegida para substituir a rainha Vasti e converteu-se ela própria em rainha. Com a sua valentia, salvou o seu povo de uma grande ameaça. Cabe destacar que Maria foi chamada para ser a mãe do Senhor quando tinha cerca de 14 anos. Apesar da sua juventude, demostrou uma fé profunda, respondendo:

«Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Sua vontade.” (Lc 1:38).

No século XXI, o Beato Carlo Acutis com o famoso dito: «Estar sempre cerca de Jesus, esse é o meu projeto de vida», é um exemplo moderno da santidade juvenil. Carlo tinha uma extraordinária devoção à Eucaristia e utilizava as novas tecnologias como ferramenta de evangelização. Criou uma página web que catalogava milagres eucarísticos de todo o mundo, usando a sua paixão pela tecnologia para partilhar a sua fé. Ainda que a sua vida tenha sido curta, deixou um legado para a geração seguinte: como equilibrar fé e tecnologia. Carlo demostrou que a tecnologia pode ser um poderoso instrumento para difundir a fé no nosso mundo moderno. O seu exemplo anima os jovens a colocarem as suas habilidades tecnológicas ao serviço das suas crenças.

O papel da juventude na vida da Igreja foi sempre importante e o Papa Francisco destaca constantemente a sua confiança e esperança nos jovens. Acredita que não só são o futuro da Igreja, como também o presente. No quinto aniversário da Exortação Apostólica Pós Sinodal Christus Vivit, o Papa referiu-se aos jovens como: «a esperança viva de uma Igreja em saída.» Ademais, durante a missa de clausura da Jornada Mundial da Juventude de 2023, instou os jovens: «Não tenhais medo de mudar o mundo». Eles, à sua maneira, são agentes da difusão da Boa Nova.

A viagem, desde as palavras do profeta Jeremias: «Não sei como falar», até ao alento do Papa Francisco aos jovens para que “mudem o mundo”, é um poderoso testamento para a juventude. A vacilação de Jeremias reflete um temor comum, mas Deus chamou-o para ser profeta. Francisco faz eco desta confiança divina nos jovens de hoje. Insta-os a irem além dos seus medos e a abraçarem a sua missão de transformar o mundo. As palavras do Papa são uma chamada.

Annie

Compartir esta publicacion