Na nossa Assembleia Provincial do mês de janeiro se nos confiou, às comunidades de Equador e Bolívia, a busca de novas missões na Amazónia nos dois países mencionados.
Com ilusão, as duas comunidades iniciamos a busca, sendo muito bem acolhidas nos diferentes lugares que visitamos. Concretamente, Ana e Lola em Bolívia visitamos o Vicariato de Pando, depois de termos tido uma reunião virtual com Mons. Eugénio Coter, o qual nos apresentou a realidade e as necessidades do Vicariato e concretamente do Porvenir e suas comunidades camponesas, onde ele via mais necessária nossa presença.
Com o desejo de conhecer a realidade, viajamos a Cobija a 22 de abril e dali nos deslocamos a Porvenir onde nos reunimos com o Bispo, dois Sacerdotes de Cobija, um periodista que cuida a Paróquia e algumas mulheres da zona. Todos eles nos apresentaram diferentes realidades e problemáticas que a urge responder: educação alternativa, tráfico de pessoas, realidade juvenil, grupos de mulheres, medicina alternativa, saúde, acompanhamento das comunidades indígenas…
Foram uns dias muito bem aproveitados, mas as duas sentimos a necessidade de regressar posteriormente para estar e partilhar com o povo ao longo de um mês e conhecer melhor a realidade e as comunidades dispersas. Com este motivo estamos a planificar a nossa próxima viagem.
Todas coincidimos que o mais importante desta busca é a nossa resposta como Missionárias Dominicanas do Rosário. No mês da Beatificação da nossa Fundadora, pensamos que não só devemos admirá-la como também imitá-la em sua disponibilidade e abertura ao novo e desconhecido deixando-se conduzir pelo Espírito.
Convidamos às mais jovens, não só da Província como também de outros Continentes, a manterem o espírito missionário e itinerante seguindo as pegadas dos nossos Fundadores e o legado que eles nos deixaram.