CELEBRAÇÃO DO DIA DA MULHER EM ST. MARY’S MAHILA SHIKSHAN KENDRA
- Hnasmdro
- mayo 13, 2024
- Experiências MDR
- 0
- 117
O dia 14 de março de 2024 foi um dia notável na história de St. Mary’s Mahila Shikshan Kendra, porque a celebração do Dia da Mulher foi diferente da de outros anos. Foi um dia com diferentes experiências de escuta da realidade impactante da nossa sociedade e do país em geral.
Houve muita alegria e entusiasmo nos membros de St. Mary’s por participarem no programa. O tema do dia foi: “CONSCIÊNCIA SOBRE O TRÁFICO DE PESSOAS”. Os líderes da zona deram as boas vindas aos convidados com uma canção tradicional gujarati e ofereceram-lhes uma chuva de pétalas de flores. Participaram no programa cerca de 200 pessoas, membros do pessoal, estudantes e mulheres artesãs de St. Mary’s.
A Irmã Shirley Joseph, FMM foi a convidada principal, acompanhada pelo Sr. Rohit que trabalha no Centro de Serviços Sociais da FMM na zona de Kamatipura em Mumbai Central. A Irmã Shirley tem mestrado em trabalho social e uma larga experiência como trabalhadora social em diferentes países como Líbia, Nigéria, Egipto, França e India. É membro do Comité Central Nacional de AMRAT – Talita Kum da India. Explicou aos participantes o que é o TRÁFICO DE PESSOAS e como é produzido e para torná-lo mais visível e claro, mostrou-se um videoclip em que se explicavam todos os passos, desde que se recolhe uma menina numa escola até ao momento em que se consegue resgatá-la. As mulheres tomaram assim maior consciência dessa realidade. Todas guardaram silêncio e se concentraram para ver como planificam e levam a cabo meticulosamente as coisas. Muitas se emocionaram e se sentiram perturbadas ao conhecerem a realidade.
O Sr. Rohit dirigiu-se depois às mulheres colocando-lhes algumas perguntas para interatuarem e darem a sua opinião. A Irmã Silvia resumiu a informação sobre a realidade que se vive nos arredores, concretizando os problemas como o tráfico de drogas, a venda de álcool e o trabalho infantil. Deu alguns exemplos de como prevenir o mal que está a acontecer. Animou as mulheres a serem audazes e a denunciarem os maus actos convidando-as a permanecerem unidas para poderem lutar contra eles.
De seguida, teve lugar a apresentação do relatório anual, a entrega de certificados aos alunos de distintos sectores de formação profissional, como cestaria, auxiliar de enfermagem, cabeleireiro e cultura da beleza, etc., que formaram parte do programa. Para dar mais cor à celebração, os estudantes interpretaram uma bela “Garba”, dança cultural típica de Gujarat.
O programa terminou com uma acção de graças a Deus e a todos os que trabalharam duro para fazer deste dia um dia significativo e memorável. Todos os participantes partiram felizes para suas casas depois de disfrutarem dos aperitivos distribuídos.
Sr. Usha Macwan
India