MISSIONÁRIAS DOMINICANAS EM BALISAN, FILIPINAS ATRAVÉS DOS ANOS
- Hnasmdro
- mayo 6, 2024
- Experiências MDR
- 0
- 135
As Irmãs Missionárias Dominicanas, não são estranhas na província de Basilan e das suas gentes. Estão presentes nesta província insular muito antes de eu chegar. O seu legado ressoa na história dos meus primos, tias, vizinhos e amigos. Meus primos recordam com frequência as Irmãs Roy, Jeng, Pely e muitas outras. São conhecidas pela sua compaixão e compreensão, qualidades que se destacam com frequência nas histórias partilhadas.
O meu próprio encontro com as Irmãs Dominicanas ocorreu em 2015, quando assumi o papel de Líder Juvenil Paroquial. A Irmã Mary Ann Barcelona fazia a supervisão do nosso coro juvenil e foi através dela que me apresentaram a Irmã Rosa Ángeles, a diretora vocacional da Congregação. Depois de uma Missa matutina, convidaram-me amavelmente a tomar o pequeno-almoço onde tivemos uma conversa enriquecedora sobre a Congregação e os seus Fundadores. Durante esse pequeno-almoço, algo se encendeu dentro de mim, uma chispa que pouco a pouco se transformou numa paixão ardente. A partir desse momento, senti-me mais próxima do seu trabalho.
Ao longo dos anos, tive o privilégio de colaborar com as Irmãs em diversos âmbitos. Encabeçaram iniciativas para jovens, crianças, famílias e bolsas, que permitiram a inúmeras pessoas perseguirem os seus sonhos e completar a sua educação. Muitos dos jovens e crianças a quem apoiaram converteram-se agora em profissionais que se destacam nos seus respetivos campos. Junto com os jovens, ajudei a Irmã Ligaya Mariano, no seu apostolado na Pastoral Catequética e a Irmã Leonarda Abejero, na Pastoral Juvenil Diocesana, à Irmã Pely Virtudazo, na Pastoral da Vida Familiar, e mais tarde, à Hermana Vanesa Alanano, na Pastoral Juvenil. Atualmente, com a Irmã Nini Rebollos, com quem trabalho como Trabalhadora Social da SOLIDARIDAD-IDP Foundation Inc., uma ONG que é o braço social da Prelatura de Isabela de Basilan.
As Irmãs servem de fonte de inspiração para numerosas jovens da nossa Pastoral Juvenil, animando-as a explorar a beleza da vida consagrada. Facilitaram visitas a Baliwasan e Culianan, oferecendo experiências de primeira mão da Vida Consagrada. Também as Irmãs me incutiram valores inestimáveis que continuo a defender até hoje. A sua orientação, apoio inabalável e orações desempenharam um papel fundamental no meu desenvolvimento pessoal e espiritual.
A presença das Irmãs Dominicanas em Basilan transcende o mero serviço; encarna um legado de compaixão, empoderamento e guias espirituais, à medida que continuam a influir nas vidas e nutrindo as almas, a sua influência se repercute nos corações e nas mentes da comunidade, deixando uma marca indelével nas gerações vindouras.
Roushiel Angel A. Abiera
Begang, Basilan