E ENTÃO… COMEÇOU O NOVICIADO!

Diz o livro de Eclesiastes “Tudo tem o seu momento e cada coisa o seu tempo debaixo do sol” e posso afirmar que nos últimos anos pude experimentar como esta palavra do Senhor foi cobrando sentido no acontecer da minha vida, mas sobretudo na minha história vocacional.

O tempo voou, não há dúvida. Iniciei o Postulantado a 14 de maio de 2023, em Huacho e a 31 de março deste 2024, na Páscoa da Ressurreição, pude confirmar o meu seguimento a Jesus com a passagem ao Noviciado; numa pequena Eucaristia da comunidade “Nossa Senhora do Patrocínio”, onde descansa o nosso Padre Fundador. É para mim um dom de Deus o haver iniciado as minhas etapas de formação nestes lugares tão significativos para a Congregação, de maneira especial porque a minha Província leva o nome do nosso Padre Fundador: “Ramón Zubieta e Lés”. Durante este tempo vou descobrindo que é certo que “o seu espírito me acompanha sempre” e que na vida “tudo é dom e também tarefa”; por isso, esta presença desafia-me a viver a minha vocação missionária com os olhos postos no Senhor e os pés bem assentes na terra, acolhendo a realidade de dor e marginação dos povos dos nossos tempos e comprometendo-me a ser uma voz profética que se implica na mudança. Fazendo vida este carisma que os nossos Padres Fundadores nos legaram e que será possível unicamente se tenho os meus alicerces postos profundamente na experiência do Deus-connosco.

Há passos que se dão uma só vez na vida e por isso é importante preparar o coração. Como qualquer jovem, tive emoções à flor da pele; movi-me entre a curiosidade, os nervos, a alegria, a gratidão, outra vez os nervos, o gozo e a felicidade… foi uma loucura! Mas destas loucuras bonitas que só se entendem quando o Senhor está no meio. Creio que nunca havia vibrado tanto do coração como quando recebi as minhas Constituições das mãos da Coordenadora Provincial, na presença dos meus pais e minhas irmãs de comunidade. Sem dúvida, o Senhor esteve grande para comigo e me deu o melhor dos presentes pascais.

Ao terminar a etapa do Postulantado dou-me conta de que este foi um tempo para conhecer-me com maior profundidade, um tempo para pôr sobre a mesa a minha história pessoal, acolhê-la e reconciliar-me com ela, mas, sobretudo, foi um tempo para ver como Deus, caminhou a meu lado e me susteve em cada passo, em cada alegria e em cada dor. Ver como desde o princípio da minha vida, me amou e como hoje me chama a um compromisso com Ele e com o seu povo, na busca e na construção de uma sociedade justa, digna e com sabor a evangelho; por esta razão decidi afirmar o meu compromisso de segui-lo no Noviciado.

As minhas irmãs dizem que esta é a etapa mais bonita da vida consagrada, que é um tempo de graça, de navegar na barca junto do Senhor e chegar a terra firme. Dizem também que aproveite e disfrute muito deste momento porque vai a ser único na minha vida, que conheça em profundidade a Congregação donde quero dar o meu “SIM” definitivo, para que a minha vocação seja sólida, firme e duradoura.

Hoje no meio dos trâmites e da documentação para subir-me com Jesus a essa “barca” que me levará à minha nova missão em Santiago do Chile, recebo o Noviciado com ilusão, expetativa e esperança. Nos vemos em dois anos para saber “A donde mais, Senhor?”.

Mariscela Alvarez

Noviça

Comunidade Isabel Araus

Lima – Perú

Compartir esta publicacion