UMA PALAVRA PASCAL DESDE BOA-ENTRADA

A Páscoa 2023 foi diferente de todas as outras que cada uma de nós já viveu, pois, tudo nos remetia para a novidades de Jesus Cristo Morto e Ressuscitado, que passa pela vida deste povo sofredor!

Achámos que devíamos dar uma tonalidade diferente à nossa celebração pascal e assim aconteceu. As crianças entraram em espaço cénico, visto que este ano a pastoral deu um lugar de destaque a elas. Desde os ensaios de cantos e danças, as famílias aderiram ao convite, enviando as suas filhas; crianças que deram um ambiente e colorido bonito festivo e profundo à nossa celebração. Este facto abriu novos horizontes às pessoas que já se tinham afastado da Igreja. Essa foi uma outra maneira de evangelizar as famílias através das crianças. Depois daquele domingo da Páscoa, as crianças não querem mais deixar de vir ensaiar, cantar e dançar; o grupo vai aumentando, pois, as crianças estão a evangelizar não somente as suas famílias, como também as outras crianças! Por isso estamos a dar oportunidade às nossas meninas do internato para se empenharem no processo de evangelização com as outras crianças.

Por outro lado, saímos às periferias da comunidade indo ao encontro das pessoas mais vulneráveis, que ao invés de alegria podiam estar a passar por solidão. É o caso da avó Maria Kanomó, a quem lhe morreram todos os filhos, ficando apenas um. Esse único vive em Luanda e não presta atenção à sua mãe! Por esta razão fomos à sua casa levar-lhe a alegra pascal. Que levemos coisas para partilhar com ela é normal. O seu espanto foi ao fazer foto com ela, exclamou: “Deus em minha casa hoje, e a fazer foto com uma velha assim desfigurada!” Isso nos comoveu bastante… no fim já começou a sorrir um pouco e a festa começou!

Continuámos a nossa caminhada passando de casa em casa… na zona pastoral da Zâmbia, também foi uma experiência bonita, o encontro e partilha da nossa experiência vocacional. Quiseram saber sobre o porquê de professarmos duas vezes… Imbuídas da alegra pascal, fomos passando por muitas casas e o convite era “não passeis sem deixar a vossa bênção…”

Esta é a palavra da nossa comunidade, uma experiência, pascal desde a Boa Entrada. 

A todas as irmãs e amigos, o nosso sororal abraço pascal.  

CRISTO RESSUSCITOU ALELUIA, ALELUIA!     

Comunidade de São Tomás de Aquino

Boa Entrada

Angola

Compartir esta publicacion