O INTERNADO NICOL BHAVAN

“Tens que sonhar antes de que o teu sonho se torne realidade”, disse Abdul Kalam. O cinturão tribal de Kawant atreve-se a sonhar rompendo as barreiras sociais estereotipadas através da educação das suas filhas. Nós as Irmãs Dominicanas, unimo-nos a elas oferecendo-lhes a possibilidade de se alojarem e estudarem no Internado Nicol Bhavan. O internado abriu a 12 de junho de 2022 com noventa e sete meninas de diferentes aldeias, que estudam da segunda à décima classe em Gujarati e em inglês na secundária em Santo Domingo e em Dom Bosco respetivamente.

O internado Nicol Bhavan foi inaugurado em 1991 com 19 meninas de diferentes aldeias, por iniciativa da Irmã Zita e de outras irmãs.  Passaram-se 31 anos e deve ter sido muito duro para as irmãs fazerem com que as pessoas compreendessem e se convencessem a educar as meninas. Nestes 31 anos quase 4.500 meninas passaram pelo internato. Hoje sentimo-nos orgulhosas por todas as raparigas serem autossuficientes e por algumas delas terem um bom posto de trabalho, deixando um bom exemplo para as demais.

Depois do Coronavírus, a vida recomeçou o seu ritmo normal em 2023. A cerimónia de boas vindas do internado fê-la sentir-se em casa. As diversas atividades e celebrações nutrem e desenvolvem as suas habilidades e talentos. Cultiva-se nelas os valores da oração, o respeito pelos mais velhos e pelos demais, a ajuda aos outros, a compreensão e a amabilidade, assim como o dizer sempre a verdade. A qualidade de liderança pôs-se de manifesto quando se elegeu o capitão do Conselho do Internado que se ocupa dos estudos, da alimentação, da eletricidade, das atividades culturais, dos desportos, etc.  Todas as raparigas cumprem muito bem com as suas obrigações. Organizam-se seminários e organizam-se para manter a responsabilidade para com a MÃE TERRA e o amor pelo meio ambiente. O objetivo principal é a formação académica, por isso todas as tardes as irmãs da comunidade recebem uma formação especial para isso. Proporciona-se no Centro um espaço limpo e comida nutritiva explicando-lhes a importância da limpeza. Avalia-se os resultados dos exames e se oferece orientação individualizada. 

Anima-se as meninas a darem graças a Deus pelos diversos dons e, principalmente nas celebrações de diversos festivas como o Dia do Mestre, de Diwali, Natal ou Holi e alguns outros formam parte do calendário. As internas são conscientes da contribuição dos seus pais e de Jamliben para melhor beneficiarem dos seus esforços e para recompensá-los por seu trabalho duro. Os desportes também desempenham um papel importante e, por isso, todos os dias dedicam uma hora aos jogos. Todas as raparigas são muito talentosas e responsáveis. Também se lhes ensina a viver com amor próprio expressando-se com firmeza. Sentimo-nos muito orgulhosas por vê-las crescer e tentamos ajudá-las em todos os aspetos.

Agradecemos aos pais o bonito passo dado na educação das suas filhas. Pedimos que lhes permitam alcançar altitude segundo os seus interesses e capacidades. “Permaneçam com a cabeça alta e com amor, criando caminhos por onde outros caminham”. Isso é o que nos ensina a nossa Patrona a Beata Ascensión Nicol Goñi. Que a Beata Nicol interceda por nós.

 Sr. Rohini Jadav O.P.

Nicol Bhavan

“A melhor parte da tua vida serão os pequenos momentos sem nome que passes sorrindo com quem te importa”.

Compartir esta publicacion