A MINHA EXPERIÊNCIA COMO DIRETORA DA ESCOLA “DE JESÚS”
- Hnasmdro
- junio 14, 2021
- Experiências MDR
- 0
- 486
Falar da minha experiência como diretora é falar de um lugar que me abriu portas há muitos anos: a Instituição Educativa “De Jesús”. Esta comunidade, localizada na cidade de Lima, está prestes a celebrar 102 anos de vida institucional em junho deste ano. Trabalho educativo da Congregação das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário que visa educar crianças e jovens com uma visão humana cristã.
Nosso país, como tantos outros, vive um contexto adverso desde o ano passado; A pandemia gerou muitas mudanças na vida das pessoas e o ambiente educacional não é alheio a esta situação. No meu trabalho como educadora, tive que me adaptar como meus colegas e milhares de professores a uma educação virtual; uma mudança que ocorreu de um momento para o outro e estou convencida de que a vocação que sentimos foi capaz de nos dar a força para que essa virtualidade nos permitisse continuar acompanhando nossos alunos. Depois desta experiência surgiu um novo desafio, uma conversa que levou a uma proposta repleta de compromisso: assumir a direção da escola “De Jesús”. Considero este um dos momentos mais importantes da minha vida e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade.
Após quatro meses no cargo, agradeço a Deus as bênçãos que deu; Expresso a minha gratidão à Congregação das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário pela oportunidade de servir numa instituição tão prestigiada. É um trabalho que requer muito esforço, mas não depende de uma pessoa. Tenho o prazer de partilhar com os meus colegas, pois acredito que de uma forma organizada e colaborativa o Senhor está presente entre nós. Permite-nos desencadear iniciativas, criatividade e responder às várias necessidades que surgem no dia-a-dia. É um trabalho que procura cultivar uma sociedade democrática e inclusiva, valores éticos e bem-estar socioemocional. Nesta procura de melhorias e sempre a pensar numa escola católica de qualidade, a instituição de ensino está em processo de Aceitação com a qual estamos totalmente comprometidos.
Valorizo a aprendizagem, as experiências e até momentos complicados face às circunstâncias em mudança e imprevistas, porque com tudo isto aprendes sempre. É hora de assumir com esperança e fé no Pai que melhores tempos virão que esta pandemia passará e poderemos nos encontrar novamente como a comunidade dominicana que somos.
Fraternalmente
Nancy Pérez Molina
Diretora do Colegio “De Jesús”