MISSÃO ADGENTES
- Hnasmdro
- mayo 10, 2021
- Experiências MDR
- 0
- 467
No dia 8 de Fevereiro do corrente ano, parti em missão para a comunidade do Nzagi, na província da Lunda – Norte a pedido do conselho provincial para acompanhar as duas juniores, devido a ausência da coordenadora por motivos de saúde.
Afinal, onde fica a comunidade do Nzagi?
O Nzagi localiza-se a 80 km da cidade do Dundo, capital da província da Lunda – Norte, no leste da República de Angola. Aqui as comunidades caracterizam-se pela instabilidade, por ser uma zona de exploração diamantífera, com o maior número dos seus habitantes dedicados a exploração artesanal de diamantes.
Verifica-se um número elevado de refugiados provenientes da República do Congo Democrático, que vêm este lugar como um espaço que lhes assegura melhores condições de vida. Infelizmente, estes são na sua maioria ilegais, e são muitas vezes expatriados pela polícia nacional, resultando num enfrentamento frequente entre as partes com os expatriados a regressarem a Angola no fim de duas semanas, o que constitui, em acto contínuo um desafio a nível da pastoral. Junta-se a isto o surgimento de seitas em cada esquina, com os católicos com pouca capacidade de resposta a estas seitas, com muitas delas a extorquirem dinheiro às pessoas, pois incutem nelas a mentalidade feiticista.
A minha presença na comunidade, coincidiu com o tempo da quaresma e páscoa. Foi algo muito diferente….Senti-me muita próxima da comunidade cristã! A comunidade cristã é pequena porque os habitantes naturais da zona são poucos e com uma forte tradição feiticista, o que nos leva a admitir que a primeira evangelização não se fez sentir a todos os níveis, o que pressupõem para nós irmãs, um trabalho de evangelização profundo.
Impressionou-me o grupo de leigos Missionárias Dominicanas do Rosário, formado pelas irmãs em pouco tempo, pois a comunidade instalou-se neste local à seis anos. Estão todos bem integrados no grupo, colaboram muito com as irmãs e são assíduos aos compromissos cristãos sendo que são activos e comprometidos com a Igreja local. Reúnem-se em nossa casa para a formação e oração uma vez por mês.
A paróquia, é de grande extensão territorial, tendo sido neste mês de Março repartida, surgindo uma nova paróquia o que vai facilitar o trabalho pastoral das irmãs.
O tríduo pascal foi vivido com muita profundidade pelos cristãos, apesar da crise sanitária com a Covid 19. Chocou-me profundamente o custo de vida “muito caro” principalmente os preços dos produtos agrícolas. O povo não investe na agricultura. Para exemplificar, uma cenoura pode custar o equivalente a 6 euros no mercado informal.
Dia 5 de Abril deixei o Nzagi, de maneira gratificante, agradecida a Deus e as irmãs do conselho provincial pela proposta feita.
Que Maria nossa mãe nos ajude a sermos testemunhas do Cristo Ressuscitado.
Vossa irmã
Maria de Jesus Valente