O ACOMPANHAMENTO DO JOVEM XAVERI NA PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BAPTISTA
- Hnasmdro
- febrero 15, 2021
- Experiências MDR
- 0
- 315
Cheguei à comunidade Betânia, e alguns meses depois recebi uma visita de jovens do movimento Xaveri pedindo-me para me juntar a eles.
Não hesitei em mergulhar nesta aventura de trabalhar com os jovens da paróquia de São João Baptista para que juntos pudéssemos traçar as nossas vidas seguindo o exemplo de Cristo.
O movimento Xaveri nasceu em Bukavu em 7 de setembro de 1952 por iniciativa do Reverendo Padre Georges DEFOUR, um missionário em África (padre branco) em colaboração com a jovem Zairia (congolesa) de Bukavu.
Havia 40 grandes jovens e o movimento tinha tomado o nome de VIJANA WA KRISTO, o que significa a juventude de Cristo.
O Padre Georges DEFOUR quis supervisionar os jovens, inspirando-se na vida de São Francisco Xavier como seu patrono. Baseado na lei da caridade: Espírito de piedade, devoção, fraternidade, rendição livre à comunidade humana, coragem e apostolado.
É um movimento de ação católica para jovens e adultos. Se necessário, podem ser criados comités que facilitem o desempenho de uma atividade em grupo, Existe:
- A Comissão de Formação: coordena a formação ministrada nas diferentes secções.
- Comissão do Apostolado é responsável pelo recrutamento de novos membros, as suas iniciativas no espírito do movimento.
- Comissão de Espiritualidade: coordena as atividades espirituais do grupo (oração, seminário bíblico, exortação e peregrinação).
- Comissão de Recreação: é responsável pela organização de atividades recreativas dentro do grupo e com outros grupos.
- A Comissão das Atividades e das Relações Públicas: é responsável pela popularização das atividades do grupo e pela realização de contactos com terceiros.
Na celebração da festa de São Francisco Xavier, no dia 3 de dezembro, todos os jovens do decano de Saint-Antoine de Padoue (Sainte-Claire, Saint-Clément, Christ-Sauveur) reuniram-se na nossa paróquia de São João-Baptista para o festival e sobretudo para apoiar aqueles que devem comprometer-se com o grupo. Uma promessa em que os jovens se comprometem a ser bons cristãos, fiéis a Cristo, ao seu grupo, à sua Igreja, e a prometer servir a Deus.
Um encontro de mais de uma centena de jovens de acordo com as suas secções: os jovens (os alegres, os ardentes, os radiantes), o líder do grupo, o grupo de anéis (recém-casados), os conselhos dos pais, do companheiro e do capelão.
Uma grande alegria de reencontros, danças, jogos e outras atividades.
O grupo mantém a sua especialidade de ajudar os outros a tornarem-se bons cristãos.
Assim, continuo o meu apostolado no meio dos seus jovens.
Irmã Isabelle Tshika