Juniores, Provincia San José

“O espírito do Senhor está sobre mim…” Lc 4, 18

 

Jesus continua a chamar-nos para ser semeadoras de esperança, justiça, amor, alegria e solidariedade…

 

Somos oito juniores. Duas na fase de confronto: Angélica (mexicana) e Onelia (Guatemalteca) e seis na fase de projeção: Leticia e Matilde (Guatemaltecas) Frania, Georgina, Yaneth e Eveling (Nicaraguenses). Neste processo, as nossas irmãs Estibaliz Ladrón de Guevara e Geraldina Céspedes caminharam connosco.

 

É um momento de agradecer a Deus Pai-Mãe, o Coração do Céu e a Terra, pelo dom que cada uma de nós é.

 

Penso que tem sido uma experiência que tem ajudado muito no processo de nos conhecermos, partilharmos, apoiar-nos; um espaço para criar redes-alianças entre nós, jovens, no processo de formação.

 

Para este ano de 2020 planeamos três reuniões online e uma presencial com o objetivo de fortalecer, aprofundar, partilhar e enriquecer os nossos conhecimentos e experiências sobre os votos do que cada um é.

 

No nosso primeiro encontro, refletimos sobre os votos em geral, deixando-nos iluminados por um pequeno documento: “Votos em tempos de mudança de paradigma” escrito pela nossa irmã Geraldina Céspedes. Tópicos que também partilhamos e refletimos na comunidade.

 

O segundo encontro tratou de como tínhamos vivido os primeiros meses nas novas comunidades (porque praticamente todos nós chegamos a uma nova comunidade em 2020); Implicando, para muitos de nós, uma mudança de comunidade ou de país.

 

No terceiro encontro, partilhamos os nossos sentimentos, contribuições e atitudes que temos tido ao longo destes meses de pandemia e experiências na comunidade, estudo e missão.

 

Pelas razões do Covid-19, não conseguimos realizar a nossa reunião presencial, mas graças aos meios tecnológicos, conseguimos encontrar-nos online.

 

A reunião presencial foi substituída por uma reunião de três dias (de manhã), na qual partilhámos com gratidão e aprofundamos em mais pormenor as experiências e desafios de cada um dos votos. Neste espaço tivemos a companhia de algumas irmãs: Humbelina del Caño, Dioselin Ulloa, Estebanía Felipe Cruz, partilhando a sua experiência-testemunho de viver os votos. Convidaram-nos para: assumir uma vida simples e ser gratas; nunca esquecer as nossas origens, de modo a não perder de vista o sonho e a prática de Jesus; priorizar o diálogo, a escuta, a oração; tomar o diferente, a criatividade de cada um; valorizando o ser: mulheres chamadas a trabalhar as suas vidas, a serem férteis, frutíferas e a continuarem a viver todos os dias com alegria.

 

Que Deus, a Fonte Divina da Sabedoria, continue a ajudar-nos e nos ajude a ser a melhor versão de Deus.

Eveling Rodríguez

Missionária Junior Dominicana do Rosario

Comunidade de El Seibo,

República Dominicana

Share this Post