A SURPREENDENTE PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DA PANDEMIA A CAMINHO DA VIDA SACRAMENTAL.

No meio desta crise de saúde na Covid-19, um grupo de jovens que estudam no DUOC UC (Instituto superior de Ensino no Chile) pertencentes à pastoral desta intuição, mantiveram a sua decisão e opção de continuar a sua preparação online para realizar os seus sacramentos (Batismo, Primeira Comunhão e Confirmação).

Um tempo que foi um grande desafio e, acima de tudo, um compromisso com a sua formação sacramental. Bem, no meio da exaustão pela excessiva exigência académica, e tendo de conciliar com a vida profissional, familiar e filhos, perseveraram e redescobriram-se com o Deus do Nazareno, da sua infinita ternura, proximidade, misericórdia e grande humanidade.

Nesta viagem, pouco a pouco, teceram um espaço de reunião pessoal e comunitária, gerando laços e atitudes que se permitiam deixar o coração fluir e silenciar a razão, uma vez que cada sujeito iluminado à luz do evangelho se manifestou: “Que dia descobriram o significado das suas palavras e ensinamentos de Jesus”, “deixámo-nos ser tocados pela humanidade do Mestre“, através dos seus gestos, o seu olhar profundo, as suas palavras de esperança, a sua atitude de ouvir, de sentir a sua proximidade diante a perda de família e amigos. Além disso, envolveu abdicar de certas atitudes e comportamentos contrários aos seus valores, por isso entendemos o grande desafio de ser discípulo e missionário do Senhor Jesus, a partir deste caminho da humanização.

Só posso agradecer ao Deus da Vida por tudo o que vivi neste processo entre incertezas, alegrias e a sua presença encarnada, que na sua jornada se manifestou de acordo com a sua vontade na vida de cada jovem, que decidiu reafirmar a sua fé nele para ser acompanhado pela sua ternura.

Irmã Rossina Jopia

Comunidade Monseñor Ramón Zubieta

Santiago – Chile.

Share this Post