Domingo, o Profeta

Nós, como Domínicas, temos o privilégio de pertencer à família espiritual de São Domingos. Sentimo-nos orgulhosas dele. O mês de agosto é um mês único para nós dominicanas, porque é o mês em que celebramos duas festividades importantes. A festa de São Domingos e a festa da Assunção da Virgem, o seu grande apoio. Enquanto nos preparamos para celebrar a festa de São Domingos, aproveitamos para ver a sua vida enquanto profeta. Na Bíblia lemos sobre muitos profetas eminentes que foram a boca de Deus. Falaram sem medo e corajosamente, desafiando o povo do seu tempo.

Quando refletimos acerca da vida de São Domingos, apercebemo-nos de que o Espírito Santo estava poderosamente ativo nele e, através dele, foi capaz de ser um profeta do seu tempo e para o seu tempo. Foi um missionário de uma extraordinária sabedoria e discernimento, uma pessoa que respondia com generosidade ao apelo do Senhor, às necessidades da Igreja do seu tempo e às necessidades das pessoas que o rodeavam. Domingo foi um profeta no sentido mais verdadeiro e completo da palavra. Foi um homem com visão e missão profética. Na Igreja somos chamados a agir sempre e em todo o lado como o nosso pai São Domingos.

O que significa ser um profeta? Quem é um profeta? Significa que para ser um profeta é preciso fazer constantemente avisos proféticos? É verdade que os profetas falam com força e, por vezes, o que dizem pode parecer-nos estranho. Esta não é a primeira e última coisa que fazem, mas ao ler a Bíblia vemos que sempre estiveram profundamente atentos à voz de Deus e dedicam tempo à compreensão da mensagem de Deus. Temos vários exemplos na Bíblia, tais como Elias, que ressuscitou o filho de uma viúva. Passou vários dias e noites na solidão para que pudesse aprender a escutar e a distinguir a “pequena e agradável voz de Deus” (1 Reis 19). No Antigo Testamento, lemos como os profetas trabalhavam perante Deus e o seu povo.

Nesta grande festa do nosso pai São Domingos, somos convidadas a redescobrir a nossa vocação como profetas, para que possamos ser como ele. Pedimos a sua intercessão por todas nós perante Jesus, para que possamos tornar-nos profetas do nosso tempo, profetas que a igreja e a nossa sociedade precisam de ter como inspiração, e também para que possamos ser profetas vivendo plenamente a vida na fé. Oremos ao Senhor para que Ele nos dê a graça e a coragem de cumprir a nossa vocação de profetas.

Irmã Rupai Anil Chitte

Satyaniwas Community, Pune, Maharashtra, Índia.

Share this Post